segunda-feira, 24 de maio de 2010

Autocad para Mac!



>AutoCad para Mac !

Parecia mentira quando fiquei sabendo através de um blog, mas tudo indica que teremos mesmo uma versão de Autocad para rodar nos computadores da maça. Ao assistir o vídeo que já esta no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=6-pDf4nFzbw&feature=player_embedded) é possivel ter uma boa idéia de como vai ser o Autocad para Mac. A versão beta tem o nome código de Sledgehammer.

Eu confesso que sempre quis ter um Mac, mas não me encorajava mais porque alem da dificuldade de encontrar Mac’s pra vender no Brasil, era impensável eu deixar de usar Autocad. Sou um usuário de Autocad desde a versão 12 para DOS. Já se passaram 16 anos, e neste tempo, cheguei a testar outros programas de desenho no computador, mas nenhum tem a versatilidade para tarefas 2d que ele tem. Além é claro do fato de eu ser instrutor desta ferramenta, e ela ser proprietária do formato padrão de desenho digital (dwg).

As lojas da Apple estão brotando em várias capitais do Brasil (inclusive aqui em Porto Alegre). E agora mais essa noticia de que teremos AutoCad para mac’s. Se esta realidade se concretizar, será que os dias dos sistemas Windows estão contados nos escritórios de arquitetura e engenharia? É muito cedo para termos qualquer resposta. A estabilidade e confiabilidade dos sistemas da Apple sempre foram um diferencial. O design também é uma fator importante, principalmente para quem trabalha com esse” produto” como os arquitetos e engenheiros. Mas serão só estes os fatores decisivos para a mudança. Acho que infelizmente não. Os custos de implantação do sistema tem que ser levados em consideração, os Mac’s ainda custam mais que os PC’s tradicionais. Outro fator é a cultura da empresa. Mac’s podem ser melhores e mais bonitos, mas os funcionários de uma empresa estão dispostas a aprender um novo sistema? E ainda temos outras questões como a do Revit. A ferramenta que se apresenta como a sucessora do AutoCad irá rodar num Mac?

Prefiro pensar que o caminho esta aberto (Maya e Alias já rodam em Mac). Acho que Autodesk irá aos poucos se abrir para o sistema da Apple, iniciando assim uma estratégia para aumentar seu mercado, melhorando a percepção do seu consumidor quanto facilidade de interação e design dos seus softwares, imagens já relacionadas a Apple.

2 comentários:

  1. Me esqueci de postar que se for realmente lançado um Autocad para Mac eu abandono o tio Bill Gates.
    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Colega, se tu soubesses o quanto corri atrás de um Cad pra Mac há umas duas semanas atrás, não foi brincadeira! Acabei instalando um programa que permite que rode o windows no mac e assim, prossegui normal com o cad pra windows convencional... Indiada, mas fazer o que, tsc, tsc!
    Abração,
    Beta.

    ResponderExcluir